Prefeitura de Santos já economizou mais R$ 8 milhões com implantação da plataforma Lecom

A jornada de transformação digital da Prefeitura começou a ser trilhada em 2014, e a nossa solução é utilizada no dia a dia desde 2015. Conheça alguns detalhes dessa trajetória.

Necessidades

A Prefeitura de Santos buscava especialmente:

  • Obter maior agilidade na execução dos trabalhos e na prestação de serviços
  • Padronizar o fluxo de procedimentos
  • Diminuir custos com insumos e armazenamento de processos físicos
  • Permitir a extração e o monitoramento de indicadores de produtividade das rotinas de trabalho

Então, aproveitando o incentivo do BNDES e contando com o apoio fundamental da alta gestão, foi conduzida a implementação da plataforma Lecom.

Resultados

  • Mais de 500 mil solicitações abertas via plataforma Lecom
  • Mais de 140 modelos de processos implantados, sendo a maior parte nas Secretarias de Gestão, Finanças e Procuradoria
  • Redução do tempo de tramitação dos processos em até 70%
  • Mais de 500 mil reais economizados por ano com folhas de papéis, impressões e acessórios para a proteção e o armazenamento de documentos físicos
  • Economia total de mais de 8 milhões de reais desde a implantação

Diferenciais para o sucesso

  • Apoio da Alta Administração
  • Envolvimento e empoderamento das pessoas em cada processo
  • O fato de cada ator poder se expressar e mencionar como deveria ser o fluxo ideal dos processos em sua unidade aumentou o nível de confiança na iniciativa. Todas as pessoas tiveram a chance de validar cada etapa na fase de homologação e cada processo foi devidamente aprimorado para trazer maior agilidade e qualidade das informações.
  • Capacitação de todos os envolvidos através de treinamentos, palestras, workshops, além de serem disponibilizados manuais e vídeos tutoriais
  • Apoio e suporte constante para dar respostas rápidas aos usuários e sustentar o projeto como um todo

 

“No período da pandemia da Covid-19, ficou evidente a importância dos Processos Digitais na Administração Pública, pois foi possível realizar o trabalho remoto, em home-office, sem que os trabalhos fossem interrompidos. Em tempos de lockdown, os servidores, secretários, procuradores, fornecedores e representantes das empresas conveniadas puderam abrir e tramitar os processos de casa, com segurança e agilidade”

Ana Paula Martins Vasquez – Funcionária pública da Prefeitura de Santos

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