Automação Inteligente como plataforma de serviços digitais para o atendimento a Serviços Compartilhados

Neste momento onde o Covid-19 nos sugere ficar em casa e apesar disto o mundo continua girando, aprender com Cases de sucesso onde a automação de processos resultou na Transformação Digital e trouxe excelentes resultados é um bom caminho.

Controle de tempo e custo, escalabilidade, padronização, agilidade, otimização, atendimento ao cliente, análise de dados e inovação são alguns dos desafios cada vez mais presentes nos Centros de Serviços Compartilhados.

Nessa linha, compartilho os Cases da Aliansce Sonae e Ancar Ivanhoe, duas grandes empresas que atuam no ramo de administração de Shoppings Centers e tem como objetivos fundamentais a padronização de seus serviços, sem gargalos apesar da grande quantidade de tarefas e com a medição de indicadores de produtividade acompanhados e geridos a todo o tempo.

Ambos os projetos buscavam autonomia na implementação de novos processos, na manutenção dos que estão em uso, flexibilidade e eficiência propiciando geração de valor.

Por se tratar de CSC, inicialmente as áreas de RH, Jurídico, Comercial e Financeiro foram as escolhidas e tiveram os processo de Contratação, Movimentação e Desligamento, Citação ou Citação Judicial, Declaração, Contrato Locação, Aprovação de Propostas, Cobranças, Faturamento e Fechamento de Vendas sendo os primeiros a serem automatizados. Somada as interações humanas, RPAs, Sistemas legados e ERP’s foram integrados permitindo que a solução BPMS da Lecom orquestrasse todo o fluxo de trabalho, garantindo uma Automação Inteligente.

Os projetos ultrapassaram as expectativas quanto a agilidade da automação com a implementação de ciclos curtos de entregas de valor que viabilizaram retorno rápido e eficiente e como recompensa:

  • Mais de 120 processos automatizados em 12 meses, ou seja, mais de 10 processos/mês;
  • Redução de Custos com a otimização de recursos e aumento da produtividade;
  • Padronização de Processos permitindo a todos trabalhar de forma rápida e assertiva;
  • Redução de atividades manuais;
  • Medição das prestações de serviços através do acompanhamento de indicadores de resultado;
  • Aumento em 100% da produtividade;
  • E claro a CENTRALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES facilitando a gestão do fluxo de atividades.

Portanto, mesmo com os obstáculos, a digitalização dos serviços é primordial e cada vez mais os clientes continuarão pressionando para que as organizações tenham seus serviços prestados de forma automatizada.

Para aqueles que ainda não atingiram o nível de maturidade para seguir esta tendência e desejam fazer uma transição com sucesso, conhecer bons cases pode mitigar erros e permitir alcançar os objetivos desejados com maior velocidade e menor custo de investimento.

Então, sua organização está preparada para este desafio?

Por: Airton Caetano 

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