Porém, as equipes ainda usavam papel, e-mails, ligações telefônicas, whatsapp e até mesmo bilhetes para documentar as transações entre os departamentos.
Eram muitos documentos e formulários envolvidos, levados de mão em mão entre as diferentes equipes, com governança praticamente zero, pois quanto mais manual se torna o processo, menor controle se tem sobre ele.
Com isso, a geração de informações era grande e o controle difícil e custoso.
Em determinado momento, fez-se uma análise de viabilidade para utilização de tecnologia, aonde descobriu-se que com a economia gerada pela redução de papel, impressão e armazenamento, o investimento no projeto seria pago rapidamente.
Isso sem contar na melhoria da gestão, rastreabilidade, redução do tempo, geração mais acurada de índices, entre outros pontos, que tornariam o processo muito mais eficiente.
Mas, a tomada de decisão para seguir nessa linha também enfrentava barreiras e não saia do papel. Toda e qualquer decisão era extremamente lenta.
Até parece que a estória se passou no século 20, ledo engano, pois é extremamente atual.
De repente, em março de 2020, com a pandemia mundial do CoronaVirus, as empresas veem-se obrigadas a colocar a maior parte das suas equipes em trabalho remoto.
Para aqueles que não estavam preparados, tudo parece desandar, pois como manter a eficácia dos processos e atender as necessidades administrativas e financeiras com suas equipes deslocadas fisicamente?
Ou seja, o caos se instala com a falta de estrutura tecnológica para suportar esse novo cenário, afinal de contas a empresa precisa continuar funcionando.
Os prejuízos pela demora na tomada de decisões em direção à Transformação Digital já haviam se tornado realidade e eram muito grandes.
E nesse momento finalmente entende-se que o uso da tecnologia adequada e processos mapeados seriam essenciais para um passo em direção à Transformação Digital.
Decisão tomada, o projeto se inicia em breve e os resultados acontecerão rapidamente.
Essa é uma estória real, e junto com a equipe começaremos um novo desafio, que será entregar amanhã o que deveria ter gerado resultados desde ontem.
Traga esse cenário para sua empresa, e me diga quais foram os passos executados em direção à Transformação Digital?
O que poderia ter sido feito e não foi?
Pense nisso e não se esqueça que as empresas do futuro serão aquelas que já estão fazendo um bom uso da interação com o mundo digital.
Por: Ari Belone